sábado, 26 de junho de 2010

Copa 2010 e Dunga x Globo.

E a Copa já está quase na metade e eu ainda nao postei aqui sobre ela. É o seguinte: Ando muitissimo irritada com a televisao alema ultimamente. Assistir os jogos do Brasil passou a ser um martírio (e nao só porque o Brasil nao esta jogando nada bem na minha opiniao...).

Descobri que os alemaes ainda nao digeriram a derrota para o Brasil em 2002. Só pode ser isso. Nao tem outra explicacao porque eles falam tao mal do Brasil. É mais ou menos assim:

Jogo Brasil x Portugal. Primeiro tempo. Brasil jogou melhor, teve muito mais poder de bola, Portugal estava só na defesa. Comentarista:

"Se Brasil continuar a jogar assim, vai ser dificil chegar na final... Brasil joga sem magia, futebol técnico... Brasil nao tem criatividade... Brasil esta decepcionando a todos... Brasil isso... Brasil aquilo..."

Pergunta se ele falou algo assim "Portugal esta sendo dominado nesse primeiro tempo... Portugal tem que jogar melhor para ganhar a Copa..." NADA.

Sei la, Pat fala que eu estou com mania de persiguicao. Implicancia pura. Será?

Questao sobre a Copa # 2:

Dunga x Globo. Tudo bem que o Sr. Dunga nao precisa xingar baixinho. Mas que foi ótimo foi. Gostei. Peitou a toda poderosa e agora, pelo o que eu vejo por aí no mundo virtual, tá tudo mundo apoiando ele.

Recebi esse e-mail e muitos de voces devem ter recebido tambem. Nao sei quem escreveu, por isso peco licenca aqui, para postar o texto:

"CONHEÇA OS BASTIDORES DA SUPOSTA “BRIGA” DO TÉCNICO DUNGA COM A IMPRENSA BRASILEIRA
Um desentendimento entre o técnico Dunga e o repórter e comentarista Alex Escobar, da Rede Globo de Televisão, durante entrevista coletiva à imprensa dada logo após a vitória do Brasil sobre a Costa do Marfim, por 3x1, surpreendeu muita gente. E como a emissora primeiro e depois outros meios de comunicação repercutiram isso, de uma forma incompleta, ficou a impressão de que o gaúcho havia simplesmente sido mal educado, sem a menor razão. O que não é verdade.
Excesso de sinceridade, talvez até uma dose de grossura, Dunga tem. Mas ele não costuma ser indelicado gratuitamente com ninguém. E quem o conhece sabe que isso é a mais pura verdade. Então,VAMOS AOS FATOS QUE ANTECEDERAM OS PALAVRÕES DE DUNGA, E QUE A EMISSORA OMITIU NA SUA VERSÃO DA HISTÓRIA.

01 – Na segunda-feira, véspera do jogo da estréia da seleção, contra a Coréia do Norte, por volta das 11 horas da manhã (hora local da África do Sul), Fátima Bernardes, a toda-poderosa “Primeira-Dama” do jornalismo televisivo nacional, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação, etc, chegou na entrada da concentração da equipe brasileira. Indagada pelo chefe de segurança sobre o que desejava, a esposa de William Bonner disse que estavam lá para fazer uma “reportagem exclusiva” para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores que ela escolheria. Comunicado do fato, Dunga foi pessoalmente até o portão, ouviu dela a mesma história, e disse que não. Afirmou que lá ninguém tinha regalias e que as entrevistas eram e continuariam sendo todas coletivas, sem privilegiar nenhum meio de comunicação. “Ou se fala para todas, ou para nenhuma”, teria dito ele, no seu jeito curto e grosso. A mulher ficou indignada e disse que isso tinha sido acertado pessoalmente entre Renato Maurício Prado (chefe de redação de esportes de O Globo) e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. “Tenho autorização para fazer a matéria”, bateu pé a apresentadora do Jornal Nacional. “Não tem não, porque aqui dentro mando eu”, respondeu Dunga, segundo as testemunhas. Ele teria acrescentado ainda que se o presidente da CBF desse esta ordem, ele se demitiria na hora, pelo desrespeito ao trabalho que vinha sendo feito. Depois, o treinador teria simplesmente virado as costas e ido embora, deixando a supra-sumo do pedantismo do lado de fora do portão.

02 – A coragem de Dunga, que foi o primeiro a peitar a Vênus Platinada em 40 anos de transmissões esportivas, custou caro para ele. Houve uma súbita mudança de comportamento em relação a ele, em todos os programas. O Jornal da Globo na mesma noite baixou a lenha nele, sem contar o episódio e questionando suas qualificações como treinador e até como pessoa. Só desafetos dele ganharam espaço no Globo Esporte. E o Alex Escobar foi instruído para provocar o gaúcho, que é pavio curto e revidou na coletiva. Depois disso, com o pretexto em mãos, Tadeu Schmidt leu um editorial no Fantástico contra o treinador. E o jornal O Globo dedicou amplos espaços para destacar todos os defeitos de Dunga, esquecendo que ele até agora ganhou todas as competições (foram três) que disputou, venceu a Itália e outras seleções destacadas, e goleou três vezes a Argentina, uma das quais em Buenos Aires. Ou seja, as qualidades (que existem) foram esquecidas e os defeitos (que existem) foram ampliados.

03 – Outras emissoras de rádio e jornais brasileiros repercutiram o acontecido, sem o devido cuidado de saber o que havia nos bastidores. Mas a verdade é que o grande crime do cara foi “mijar” no poder. Deve passar à história como um exemplo positivo. Algo antes só acontecido quando João Saldanha mandara o ditador de plantão ir cuidar dos ministros dele, ao invés de dar pitacos na escalação da Seleção de 1970. Isso custou o emprego dele, herdado pelo pára-quedista e amenzista Zagallo. Mas a dignidade ficou intacta e ninguém vai superar Saldanha em coragem. Agora, com Dunga, sem poder demiti-lo diretamente, como a Confederação fez em 70, ela também dirigida por militares golpistas, a Globo usa o recurso da difamação. E, vingativa como é a direção da emissora, isso vai longe.

04 – Como os tempos agora são outros, a reação no mundo virtual foi imediata. Depois de lido o editorial no Fantástico, a frase “Cala a boca, Tadeu Schmidt!” bateu recordes no Twitter, superando até mesmo a líder absoluta de até então nos Trending Topics, a “Cala a boca, Galvão!”. O técnico foi defendido quase que por unanimidade entre as pessoas que postam comentários na rede. E o apoio por ele recebido, não parou por ai. Agora os twiteiros lançaram a proposta de “Dia Sem Globo”, para a próxima sexta-feira. A sugestão é que ninguém sintonize aquela emissora, na transmissão de Brasil x Portugal, optando pela Bandeirantes ou outra qualquer. TEMOS QUE DEIXAR DE SER GADO MANSO, MOSTRAR QUE NÃO SOMOS TROUXAS MANIPULÁVEIS.

Junte-se a nós! Divulgue esta idéia e participe da iniciativa. "


E aí? Já pensaram sobre o assunto?

Bjs

Cin

5 comentários:

  1. Depois de saborear um tempinho lá no casa suess eu precisava vir aqui postar minha opiniao e deixar o meu protesto contra os comentaristas alemaes... Meu Deus que dor de cotovelo esse povo tem! No intervalo do jogo eu mudo de canal porque nao aguento mais ouvir eles falando mal do Brasil e o Jan diz a mesma coisa pra mim. Tudo bem que Brasil nao tá jogando como devia mas concordo com voce que esse ultimo ate agora foi o melhor jogo da selecao e eles nao veem isso. Na ja... a Alemanha também nao tem jogado bem tirando o primeiro jogo e eles nao falam tanto como falam do Brasil. Resumindo: DOR DE COTOVELOS!!!!
    Quanto o Dunga coitado... eu no comeco achei que ele tava errado mas depois que li sobre o que realmente tem acontecido entre esse problema dele com a imprensa, to com ele e nao abro!!! Bom é isso Cin, vamos torcer pra que nosso Brasil mostre o futebol que só a gente tem!!!
    Beijao pra voce e dá um cheiro no Pixie lindo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu aqui de novo... acabei de ler seu comentário Cin... entao é realmente isso, eles ainda nao digeriram a copa de 2002... é triste viu. E menina que situacoes foram essas que você passou em 2006 voltando pra casa, eu tava torcendo muito pela Alemanha Cin, mas depois de todas essas situacoes acho que o bom seria era se eles voltassem pra casa sabe... eu nao to crente que Brasil ganhe essa copa mas mesmo assim to torcendo e acho que nenhum braileiro tá colocando muita fé. Melhor assim sabe pois todas as vezes que Brasil foi favorito, perderam e voltaram pra casa. Beijo flor e mais uma vez obrigada pelo selo fiquei muito feliz!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cin, pois aqui na Holanda tb acho que há uma certa negatividade com relaçao ao Brasil, mas me parece dor de cotovelo desde a ultima derrota para o Brasil, mas também pode ser carateristico da naraação local, porque pra falar a verdade nem nos gol eles narram emoção...eu fico fula da vida... Eu costumo dizer, que o Brasil tem luz própria, embora nem sempre jogue bem, e com a quantidade campeonatos ganhos o mínimo que deveriam ter é respeito ! Eu sou pró DUNGA, totalmente, se acham ele grosseiro por ser direto, imagino o que falariam do povo europeu, que eu particularmente acho super direto, eu pelo menos demorei 15 anos em me acostumar, e hoje vejo que pior é ser cheio de lero-lero e politicagem. Agora Brasil x Holanda, continuo sendo 100% Brasil !!!! Bjs Cléo

    ResponderExcluir
  4. Oi Cin, tdo bem? Então Portugal está fora... sabe q fiquei com peninha deles, tão tristinhos na rua ontem... mas são assim mesmo, pra comemorar gol eles apenas batem palmas, ñ gritam pulam como nós. Enfim, sorte pra gente no próximo jogo!!! Bjoss.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de parabenizar o seu blog, por trazer tantas informações legais sobre a Alemanha, esse país que amo tanto !

    Parabéns !

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails