terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O que é au pair?

Tem 4 anos que me perguntam o que é Au Pair. Entao, nada melhor do que comecar aqui já explicando e quem sabe, posso ajudar mais pessoas que tem esse sonho de morar na Europa gastando pouco. Vamos lá:

Au Pair é uma espécie de programa de intercambio. É para jovens de 17 até 24 anos que queiram passar uns meses no exterior. A diferenca é que voce trabalha como babá das criancas da familia que te hospeda. Como fui au pair na Alemanha, escrevo aqui como é a lei de au pair aqui na Alemanha.

Direitos do au pair:

- Morar na casa sem pagar nada. Quer dizer, aquele famoso "casa, comida e roupa lavada" faz parte do programa.
- Ter um quarto somente para o au pair.
- Ter direito a férias remuneradas.
- Receber 260€ por mes de "mesada".
- Algumas familias pagam o curso de alemao e o ticket de transporte público. (isso nao é obrigacao da familia, mas se for conversado antes, geralmente as familias pagam).
- Ter pelo menos 1 dia por semana livre (depende de como foi combinado o horário de trabalho).

Deveres do au pair:

- Trabalhar 30 horas semanais.
- Fazer babysitting a noite por algumas noites para a familia (a combinar com a familia)
- Ajudar a familia com algumas tarefas domésticas leves.
- Gostar de criancas (acreditem, tem gente que quer ser au pair e nao suporta criancas. Isso me tira do sério. Por isso coloquei esse detalhe aqui como "deveres do au pair", porque para mim, isso é o primeiro ponto que a pessoa tem que pensar antes de se increver para o programa.)

O au pair pode vir por conta própria, atraves de sites na internet ou vir por agencia. Como a maioria das agencias sao de graca para o au pair, aconselho vir por uma agencia. A passagem quem paga é o au pair na maioria das vezes. Se nao der certo com a familia, pode trocar de familia, mas tem um numero limite de vezes que o au pair pode trocar de familia.

Bem resumido, é isso o programa.

Hmmm... Entao quer dizer que o programa de au pair é tudo de bom? Sim e nao. Depende do que a pessoa espera desse período. Cuidar de criancas nao é fácil. E pelo o que eu leio por ai, o que nao falta na Alemanha é crianca mimada sem limites. Morar na casa dos outros tambem nao é facil. A gente nao tem a liberdade que tinha em casa. Diferencas culturais sao gritantes e exige bastante jogo de cintura. Mas sabendo contornar todas essas dificuldades que aparecem, o programa de au pair pode ser bem proveitoso!
Aprender uma nova lingua, ter oportunidade de viajar pela Europa, conhecer outra cultura e fazer vários amigos sao algumas das experiencias que o au pair pode tirar para a vida toda!

É sim uma oportunidade maravilhosa para pessoas que querem viajar, estudar e nao querem gastar muito dinheiro. Mas sempre tendo em mente que o au pair tambem vai trabalhar e ter responsabilidades. Au pair nao é férias com tudo pago!!!

Observando esses pontos, vale a pena!

Aos poucos vou escrevendo mais sobre o programa...

LG,

Cin

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails