sábado, 10 de abril de 2010

Os Maias

Alguns livros merecem ser lidos duas (ou mais) vezes. Isso é porque as vezes ainda nao estamos praparados para ler esse ou aquele livro no momento. E assim, por conta da nossa própria ignorancia, interpretamos mal uma obra prima.



Estou lendo "Os Maias" de Eca de Queirós, pela segunda vez. A primeira vez nao conta. Era no colégio, para a aula de literatura. Uma leitura sem vontade, sem amor. Nao me involvi na estória, só queria que o livro acabasse logo e me preocupava somente em tirar uma nota razoável no exame.

Hoje em dia, sentindo falta da língua portuguesa, comprei vários clássicos da literatura em portugues e guardei aqui na minha biblioteca. De vez em quando, entre um livro em alemao e outro, leio algo em portugues para matar o meu desejo da língua materna. Lendo "Os Maias", o qual ainda nao terminei, estou mergulhando na literatura portuguesa e descobrindo a delícia que é o livro.

Lembro-me que a Globo fez uma mini-série baseada no livro. Assisti toda e posso dizer que foi um dos melhores produtos que a Globo produziu até hoje. Estou pensando seriamente em comprar o DVD da mini-série. A abertura:



O livro conseguiu despertar em mim um encantamento pelo povo portugues e por Portugal. Nao conheco o país, mas confesso que agora estou curiosa para conhecer essa terrinha, tao envolvente é o livro (e olha que se passa no século XIX!).

Um beijo para todos meus amigos portugueses, ou aqueles que moram em Portugal. Helena, Filipe, minha queridíssima Angela, minha tia Rogéria entre outros... Espero que um dia possa encontrar voces em terras portuguesas!

Beijos

Cin

PS: Linda essa música da abertura. Alguem tem ideia de quem é?

4 comentários:

  1. Cin, olha q coisa doida... sonhei esta noite com um encontro das blogueiras, eu, você e a Gis estávamos presente. Nada é impossível pois não?!
    Estou burlando as leituras do mestrado antes de dormir e deliciando-me com Saramago, recomendo.
    Obrigada pelo carinho! E qdo puder venha MESMO!!!
    Bjoss.

    ResponderExcluir
  2. hahaha adorei o sonho da Angela! engraçado essas coisas né?

    A música é O pastor do MadreDeus, grupo português de fado. Tenho um album deles (da época que estudava violão clássico rs)

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Portugal é uma terra apaixonante! Realmente vale a visita! Ainda mais depois de uma inspiracao como Os Maias. Tb achei o livro ótimo, depois da leitura obrigatória da escola, o reli 3 vezes!

    ResponderExcluir
  4. Oi cin!!!
    Quem é vivo sempre aparece =)

    Tu me deixastes super curiosa pra ler o livro. Eu ví também a série na Globo e achei maravilhosa, como muitas sérias, aliás.
    E como está td por aí? Curtindo muito o sol?

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails