segunda-feira, 9 de novembro de 2009

20 anos depois...

Nao sei porque hoje nao é feriado aqui. Estranho. Dia 3 de outubro é feriado, dia da Unificacao da Alemanha (que foi oficialmente dia 3 de outubro de 1990). É uma data política, que sim, deve ser lembrada. Mas o dia 9 de novembro tem um gosto mais popular. É o dia da queda do muro. É o dia em que povo alemao saiu às ruas para derrubar o muro. Literalmente.

Foi assim:

"Schabowski era porta-voz do Partido Comunista quando, no fim da tarde do dia 9 de novembro de 1989, recém-chegado de férias, precisou dar explicações à imprensa sobre a decisão de abrir oficialmente as fronteiras entre Alemanha Oriental e Ocidental. A medida entraria em vigor ab sofort , “de hoje em diante” à maneira germânica, ordenada e disciplinada, mas, sem estas informações em mãos e diante das insistentes perguntas dos jornalistas durante a entrevista coletiva, Schabowski examinou os papéis e apenas repetiu o que estava escrito: “Sofort”. Dita ao vivo, com a presença da televisão, a palavra atravessou o país e mudou a história."

Copiado do Terra - porque achei que foi uma maneira resumida e eficiente de contar a História

Pois bem, naquela mesma noite, milhares de pessoas foram para as ruas, tentando passar pelo muro. E o resto todo mundo já sabe...

Aqui tem um vídeo do principal jornal alemao do dia seguinte. Como eles deram a notícia. Tá em alemao, logico, mas é legal ver só pelas imagens:



É legal ver a História assim tao de perto. É legal ter o prazer de ter passado por Berlin e visto como as coisas lá sao. Berlin é diferente. É única.

Depois que cheguei da minha viagem a Berlin, escrevi o texto abaixo no meu multiply:

"Berlin nao é Alemanha. Isso é fato. Berlin é quase um país a parte, cheio de particularidades onde a gente só pode encontrar la. Resumindo, Berlin é praticamente um adjetivo. Ser Berlin é ser contraste, é ser velho e novo, é ser arte, é ser rebelde, é ser antigo, é ser histórico, é ser música, é ser underground... Berlin é ser Berlin!

Berlin tem tons de cinza, misturados com um pouco de vermelho e amarelo representados em pixacoes. Berlin é cheio de cantinhos de História. Nao aquela vista no Egito ou em Roma e sim História que ainda esta fresca na memória. Berlin é reconstruída, ainda marcada por anos de divisao.
Berlin deveria ser obrigatória para as pessoas. Somente para aprender como a guerra e a desuniao podem deixar marcas profundas em uma cidade e sociedade. Mas mesmo assim o ser humano, surpreendentemente forte e capaz de adaptacao, consegue superar a dor e criar uma cidade linda, marco para todas as geracoes futuras.

Berlin é Berlin e quando estava lá entendi o que John Kennedy quis dizer em seu discursso em 1963: “Ich bin ein Berliner!” (eu sou um berlinense!) – todo mundo quer ser um pouquinho de Berlin!"


(Eu em Berlin, em frente ao que sobrou do muro. Dezembro de 2006. Foto - Pat)

Parabéns à Alemanha. Parabéns ao povo alemao.

bjs

2 comentários:

  1. Que lindo seu texto! Essa cidade nunca vai sair da minha lista de 'preciso visitar'. Quem sabe no prox ano :)

    bjo e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Tenho fascínio por essa história. Fico imaginando o que as crianças ficavam a pensar quando os pais lhes diziam que atrás daquele muro havia um outro país (um lugar onde se vivia totalmente diferente, independente de que lado a criança estivesse). Podiamos estar falando de Nárnia, um lugar mágico atrás do guarda-roupa, mas... era mesmo a vida real e de magia... depende do referencial geográfico. Vi alguns documentários de pessoas que tiveram suas vidas aniquiladas pela separação de entes queridos. Bem, é isso. Gostei muito de seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails