quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Próxima aventura - fazer biscoitos de Natal!

Hoje embarcarei em uma aventura inédita. Tomei coragem e vou fazer biscoitos de natal esse ano.
Explico. É tradicao aqui comer biscoitos de natal nessa época do ano. Toda mae que se preze, passa horas na cozinha com seus filhos fazendo biscoitinhos deliciosos.Tudo isso faz parte do clima de natal, e os biscoitos tem um gostinho especial de "feito em casa".
Até entao, minha sogra sempre fez e mandava duas ou tres caixas lotadas de biscoitos para a gente. Hmmmm... Maravilhosos, mais ou menos assim:

Só que esse ano, minha sogra esta doente e nao pode fazer. Entao, pensei com meus botoes: "que espécie de mae serei eu se eu nao conseguir fazer biscoitos de natal?" - eu nao tenho filhos, mas pretendo ter, e até lá, eu tenho que estar craque em fazer biscoitinhos!

Por isso, esse ano, arregacarei minhas mangas e farei os biscoitos. Tá, pelo menos vou tentar...

Hoje é o grande dia! Vou fazer a massa e deixar na geladeira até sábado. Assim, sábado, Pat e eu vamos assar os biscoitos. (dá um super trabalho ter que abrir a massa e cortar com as forminhas e tal... E a massa tem que ficar pelo menos de um dia para o outro na geladeira, assim fica melhor de abrir - diz minha sogra né...)

Mas todo o trabalho compensa! Olha só para isso:


Vou colocar aqui a receita da minha sogra do biscoitinho de manteiga (em alemao Buttergebäck), o mais tradicional de todos!



Receita: Buttergebäck
Ingredientes:

- 375 gr de manteira em temperatura ambiente
- 190 gr de acúcar
- 5 gemas
- 500 gr de farinha de trigo

Modo de fazer:

Mistura a manteiga para formar uma pasta. Poe as gemas, o acúcar e a farinha. Enrola no papel aluminio de deixa na geladeira de um dia para o outro.
Abre a massa sobre uma mármore enfarinhada e faz os biscoitinhos com as forminhas (estrelas, coracoes...)
Bate duas gemas com um pouquinho de leite para pincelar por cima antes de assar.
Asse (em papel manteiga) em 160 graus até dourar


Hmmmmmmmm esse é especialmente gostoso! Vou fazer duas receitas dele!

E na sexta, para completar o meu espírito natalino, vamos passar no Mercado de Natal da minha cidade para tomar um vinho quente. Adoro os mercados de natal da Alemanha e espero o ano todo para poder ir visitar!

Essa foto aqui é da minha cidade:


E quem sabe me aventuro a fazer uma patinacao no gelo!

(foto tambem da minha cidade, da pista de patinacao no gelo que fica lá no mercado de natal, no centro)

Agora... Nem sei se essa pista já vai estar aberta, com esse clima doido que ta aqui... Estamos no final de novembro e temos uns 13 graus agora! Isso é super calor! Pena que nao temos sol tambem para completar...

Bem, depois eu conto como foram as aventuras natalinas!

Bjs

3 comentários:

  1. Ai que delíciaaa! tbm quero haha

    Queria aproveitar a cozinha nova e fazer um tanto de coisa, principalmente estreiar o forno rs, mas ando tão corrida com preparativos da viagem, a reforma aqui ainda + escola, acabo não tendo tempo =(
    Vou fazer biscoito de natal em janeiro rs!

    Aproveita o mercado e o vinho quente! Tbm estarei indo esse fds :)

    bjo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cin, biscoitos de Natal, q delícia!!! Meus sogros são descendentes de alemães, e tbm tem essa tradição, minha sogra faz um q é pintado com um glacê branco e todo confeitado. Ela trouxe do Brasil pra gente, uma delícia...
    Sucesso nos teus biscoitos, depois mostre-nos.
    Assim q voltar conto da viagem...
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. acabei de (re)descobrir o preto vermelho dourado (lia teu blog antigo, quando fui aupair)... e tô lendo assim... "de trás pra frente". é bom ver o olhar de outro brasileiro sobre a alemanha.

    favorita-la-ei =)

    p.s.: depois de três anos, finalmente vou passar natal em casa... e pela primeira vez, sem os biscoitinhos da sogra, vou ter que eu mesma backen pra família no brasil... vejamos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails