segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Voltei

É difícil explicar o impacto de receber a familia pela primeira vez na sua casa no exterior. É memorável. Pela primeira vez eles veem como é sua vida por aquelas terras. Pela primeira vez eles sentem os choques culturais que voce já esta aos poucos acostumada. Eles atestam todas aquelas situacoes que voce esta cansada de explicar e eles nao conseguem visualizar. Como ficar como "bobos" tentando tirar o carrinho do supermercado, até perceber que tem que colocar uma moeda para ele sair. Coisas assim do dia a dia que fizeram essas ultimas semanas tao especiais para mim.
Meus pais viram que vivo bem. Isso nao tem discussao. Mas viram tambem que tenho que contornar vários choques culturais, tenho que me adaptar a varias coisas, e assim me torno uma pessoa um pouco diferente daquela que eles estavam acostumados.

Isso me levantou uma questao: Será que quando estou em terras alemas sou diferente de quando estou no Brasil? Percebi que aqui eu integro um pouco da personalidade alema, me tornando um pouco irreconhecível para os meus pais. Será que somos assim mesmo? Isso é bom? Ruim? Prova que somos maleáveis e estamos nos adaptando ou prova que somos simplemente volúveis?

Oh duvida...

Mas na realidade, no final da contas, o que realmente importa é que familia é familia, e a felicidade nao está no país e sim nas pessoas que nos cercam. Aqui, estava tao feliz quanto eu sou no Brasil, visitando meus pais. Isso levantou uma outra questao: Hipoteticamente falando, será que eu sentiria tanta falta do Brasil se minha familia morasse aqui tambem?

Só sei que foi bom. Foi muito bom, e ainda vai render alguns posts. Hoje, to tentando voltar a vida para o lugar, retornar à rotina e me consolar por eles terem ido embora ontem.

Para voces, um beijo!

Cin

(minha família (e a mae do Pat), feliz da vida em Heidelberg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails